Quando é feita a manutenção de árvores em vias públicas ou existem galhadas derrubadas por fortes rajadas de vento em estradas e vias urbanas, os resíduos podem causar um grande problema à segurança no trânsito.
Outro grande problema é o que fazer para descartar a enorme quantia de material recolhida das estradas. Isso sem falar no impacto ambiental já causado pela perda de massa verde no meio ambiente. Sendo assim, encontrar uma solução que não cause ainda mais prejuízos é simplesmente vital.
Felizmente, toda essa massa verde pode ser reaproveitada de forma integral para revitalizar o meio ambiente de onde elas foram retiradas. A forma de reaproveitar esse material é por meio da trituração e decomposição dos resíduos verdes por meio da compostagem, mas também pode ser utilizado imediatamente como cobertura do solo sem ser decomposto.
Para realizar este trabalho, o órgão responsável pela coleta e limpeza desses resíduos verdes deverá possuir um caminhão para coleta do material triturado e um triturador de galhos (caso não possua caminhão para coleta, pode-se adquirir um triturador de galhos com equipado com caçamba basculante própria).
A trituração do material pode ser feita diretamente no local da coleta, agilizando assim muito não só o trabalho de acomodar os resíduos no caminhão, como o de transporte também, visto que o material triturado possui um volume de cerca de apenas 20% do material não triturado.
Após a trituração, o material é submetido a decomposição controlada (compostagem) para produzir um rico fertilizante orgânico que pode ser utilizado para revitalizar o solo prejudicado por intensas chuvas, ventanias ou furações. O enriquecimento do solo garantirá que as plantas que tenham resistido as tempestades estejam bem fortes para evitar novas depredações do meio ambiente e garantindo uma melhor qualidade de vida da população local.
A Lippel conta com uma ampla gama de máquinas para o processamento de árvores, podas e massas verdes para o reaproveitamento correto dos recursos do meio ambiente.