O projeto Lixo Zero foi criado com o objetivo de coletar e destinar de forma ambientalmente correta os resíduos sólidos urbanos de maneira a economizar recursos públicos e promover ações socioambientais.
Para participar mais ativamente neste projeto, uma prefeitura no estado de Santa Catarina tomou medidas para realizar a gestão dos resíduos verdes do município.
A melhor opção para o município foi a reutilização dos restos de podas coletadas pela cidade por meio da compostagem orgânica. O processo da compostagem envolve realizar a decomposição dos resíduos verdes produzindo assim adubo orgânico rico em nutrientes para o solo. Porém, realizar a decomposição de folhas e galhadas inteiras é um processo que é lento, libera gases do efeito estufa e ainda gera um produto não homogêneo, pois certas partes se decompõe mais rapidamente que outras.
Para realizar o processo da compostagem de maneira realmente eficaz e ambiental, foi adquirido um triturador de galhos Lippel que passou a trabalhar juntamente com os serviços de poda urbana.